terça-feira, 22 de maio de 2007

1 O QUE É DEPRESSÃO?
É uma doença que aflige o homem não só em nosso século. Na Antigüidade, era conhecida como melancolia. Na Idade Média, com toda a repressão religiosa da época, era vista como “possessão demoníaca”. Já no Renascimento, era sinônimo de intelectualidade. A Bile Negra, também conhecida desde o período de Hipócrates na Grécia antiga, é um líquido existente no corpo humano que se acreditava que os depressivos possuíam. Ela estava associada a uma maior capacidade intelectual para os renascentistas. O termo depressão propriamente dito foi usado pela primeira vez em inglês, em 1660. Mas foi com os estudos de Freud, que ligavam a doença com as questões voltadas à libido; que ela ficou conhecida por todos. Segundo ele, a depressão acontece quando o ódio interfere no amor. No livro Luto e Melancolia, Freud coloca o luto não como perda de um ente querido, mas sim, como a perda da libido sexual.
A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Não é uma tristeza passageira, não é sinal de fraqueza pessoal ou uma condição que possa ser revertida com força de vontade. Sua característica essencial é o humor deprimido ou triste na maior parte do tempo, por um período prolongado. Segundo Felipozzi, “a depressão é uma das doenças mais comuns na sociedade moderna, e também uma das menos compreendidas.
Segundo estatísticas divulgadas pelo Laboratório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 46% dos professores está comprometida em graus diferentes de algum tipo de transtorno psicológico.

2-Sintomas e Conseqüências da depressão

A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A maioria das pessoas com depressão também tem acentuada redução da capacidade de sentir prazer e padrões negativos de pensamento.
O quadro da Depressão é o mais variável possível, de acordo com a personalidade da pessoa deprimida, da mesma forma, como cada um de nós reage diferente aos sentimentos, cada um terá uma maneira pessoal de manifestar sua Depressão. Há pessoas que ficam caladas diante das suas preocupações, outras choram, outras contam suas dificuldades para todo mundo, outras sentem dor de estômago, alguns têm aumento da pressão arterial, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções. Para alguns acontece da Depressão se manifestar através da Síndrome do Pânico, por exemplo, sem tristeza, sem desânimo e sem choro, enquanto, para outros ela se apresenta sob a forma típica, com tristeza, choro e apatia. Outros ainda podem apresentar sintomas físicos e assim por diante.
O popular Esgotamento pode ser também uma outra forma da Depressão. Sentir-se esgotado é sentir-se sem disposição para a vida. A insegurança é muito comum na pessoa deprimida, pois esse pensamento é responsável pela pessoa deixar de fazer certas coisas e de freqüentar certos lugares ou que evitem determinadas decisões.
Uma pessoa deprimida sente-se triste e, ainda apresenta pensamentos ligados à desesperança, incapacidade e auto-estima diminuída, podendo chegar até a idéias suicidas.


3-Causas da depressão em geral

Suas causas são várias, com destaque para as de natureza bioquímica (decorrentes do comprometimento nos neurotransmissores cerebrais, substâncias responsáveis pela transmissão do impulso entre as células nervosas); as causas genéticas (alterações em nível dos cromossomos); as orgânicas – decorrentes, por exemplo, de disfunções da glândula tireóide, menopausa, puerpério (Dicionário Houaiss: período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado da mulher voltem às condições anteriores à gestação); câncer; epilepsia; AIDS e outras infecções – e as psicossociais (que podem ocorrer após acontecimentos desagradáveis como, por exemplo, perda de pessoas queridas, do emprego, de posição social, etc...).
DEPRESSÃO DOS PROFESSORES
O QUE EU QUERO SABER:
PORQUE EXISTE GRANDE NÚMERO DE PROFESSORES COM DEPRESSÃO?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
  • É uma doença do século, professores com carga horária elevada, devido aos baixos salários.
  • Deve ser tratada.
  • Há preconceitos em relação aos depressivos.
  • Pode levar ao isolamento e morte.
  • Causa problemas de saúde e baixa auto-estima.
  • Postura do professor.
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
  • O que é Depressão?
  • Causas da depressão?
  • Conseqüência da Depressão?
  • Que cuidados devemos ter com a pessoa depressiva?
  • Como tratar a depressão?
  • Quais as formas de prevenir a depressão nos professores?
  • O que a Instituição, Escola, como grupo pode ajudar os professores?
  • A postura do professor pode desenvolver a depressão?
  • O relacionamento afetivo e a competitividade entre colegas professores pode ser uma das causas da depressão.

Nenhum comentário: