terça-feira, 22 de maio de 2007

3.1- Causas da depressão no Professor

As causas da depressão são muitas, sendo vários os fatores que contribuem para a depressão.
Para os alunos, a volta às aulas é a chance de reencontrar amigos, conhecer gente nova é hora também de começar a se preocupar com as notas. Para os professores, o regresso ao trabalho não representa nada de novo. Os problemas dos 2,3 milhões de profissionais do ensino fundamental e médio do País são os mesmos de sempre. Na rede pública, são ameaçados de morte, desrespeitados e se defrontam com estupros, invasões, uso de armas, explosão de bombas, falta de material e prédios malcuidados.
O professor está doente. Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demandas de pais de alunos, bombardeio de informações, desgaste físico e, principalmente, a falta de reconhecimento de sua atividade são algumas das causas de estresse, ansiedade e depressão que vêm acometendo os docentes brasileiros. Partindo da hipótese de que as condições de trabalho - excesso de tarefas e ruídos, pressão por requalificação profissional, falta de apoio institucional e de docentes em número necessário, entre outras - geram um sobre esforço na realização de suas tarefas. Outros pontos críticos estão relacionados com o volume de trabalho e a falta de tempo para preparar aulas e corrigir avaliações.
"Há uma desvalorização gradual do papel do professor. Ele se sente cada vez menos valorizado, o que afeta a prática profissional e a auto-estima", 48% das pessoas que trabalham em escolas apresentam algum sintoma de estresse, segundo pesquisa realizada em âmbito nacional pela Universidade de Brasília.

3.2-Como tratar a depressão?
Segundo pesquisadores não existe receita pronta nem milagrosa no combate a esse mal: “São várias as alternativas que, combinadas, podem auxiliar na cura. Porém, cada pessoa tem que descobrir individualmente a melhor e mais eficaz para o seu caso”.

3.3-Soluções
Como as causas dos problemas psicológicos dos professores têm origens distintas, os caminhos para sua solução também são variados. È preciso começar a valorizar a profissão, ter um salário mais justo. O importante é se ter um piso salarial que permita, por exemplo, trabalhar para apenas uma escola.
Geralmente o tratamento é feito com medicamentos antidepressivos que são responsáveis pela minimização dos sintomas e o controle da angustia, psicoterapia e principalmente auto-ajuda.

3.4-Como é a Depressão?
. Esse tipo de pensamento se reforça na tendência às generalizações. Há um constante questionamento; se não der certo, se ficar pior, se eu não tiver condições, se eu ficar mal comentado, se eu passar mal.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rosana Felipozzi
Admin em Sexta, 25 de Fevereiro de 2005 às 09:08 Admin em Sexta, 25 de Fevereiro de 2005 às 09:08.Disponível em: Acessado em:21, maio, 2007.
Revista Isto É- 05/08/02
Revista Veja.
Estresse e Depressão- Revista Vida e Saúde.

Nenhum comentário: